Windows 10: uma relação de conflito com drivers de placa de vídeo!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Não há como, não reconhecer o excelente trabalho da Microsoft com o sistema operacional Windows. Ainda que exista resistência (mínima e acirrada), crítica constante, problemas diversos e mundiais, o Windows é sem dúvida, um produto que é popular e utilizado pela maioria.

Minhas reclamações e críticas estão no nível técnico. A saber:

– No Windows 10, certas placas de vídeo, ainda que recentes, não funcionam corretamente com drivers nativos, somente com os drivers oferecidos pelo Sistema, que, são antigos.


Na imagem acima, é a captura de tela do meu computador. Por mais que eu tente instalar o driver da placa, oferecido pelo fabricante Nvidia, o Windows 10 não aceita.

Quando consegui instalar um driver, o computar passou a se comportar de forma estranha, anormal e travando. O driver me permitiu obter melhor qualidade gráfica, mais nitidez, mais definições nos pontos, mas, o preço é cruel: travamentos e reinicializações aleatórias.

Insisto em encontrar uma solução, por motivos técnicos. Insisto em procurar e encontrar drivers funcionais, não apenas para mim, mas também para clientes que tem problemas com o Windows 10 e drivers para placa de vídeo. Digo mais! Placas de vídeo de meia idade, que funcionam muito bem no Windows 7 e 8, tem dificuldades em funcionar corretamente no Windows 10.

Faço testes com games da época, que exijam os requisitos do Hardware: memória, processador, memória, GPU, shaders, Pixeis, textures, directX´s, etc.

O driver básico oferecido com o sistema operacional fornece condições básicas, comuns e mínimas de funcionamento. No entanto, quando se tem, por exemplo, usar o compartilhamento de vídeo, acoplar um segundo monitor, o sistema trava, reinicia, e muitas vezes não exibe a imagem na segunda tela. Na imagem abaixo, a resposta de uma tentativa de instalação de driver de GPU oferecido pela Nvidia.


Já se passou muito tempo para se ter uma solução. OU, se pode deduzir, que no Windows 10, e para o Windows 10, não se deverá utilizar placas de vídeos antigas ou de meia idade, ainda que tenham outros bons requisitos: processador, memória de 256 e 512, Shaders, Pixel Fllrate, Texture Fillrate, Clock, etc,.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *