TODO CUIDADO É POUCO: Golpe todos os dias, o dia todo!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Hoje é metade do mês de fevereiro de 2017. Nestes últimos cinco dias (09/02 a 14/02) fui alvo de pelo menos um golpe ao dia. Assim, é fácil perceber que há um grande movimento dos cibercriminosos. E não foram todos os golpes oriundos no computador como se pensa. Não! Recebi em meios diferentes, golpes semelhantes: tentativa de obtenção de dinheiro ou informações sensíveis, pessoais e que podem ser utilizadas para obter acesso a contas bancárias, cartões de crédito.

Golpe 1: SMS no celular!

Me chegou no celular um SMS da Magazine Luiza. Diz o SMS: “Sua recarga foi premiada. Você ganhou um carro no valor de R$ 85.000. Para mais informações ligue para 031-?????????.

Eu nunca fiz compras no Magazine Luiza!

Golpe 2: E-mail falso de bloqueio de conta Microsoft!

O segundo golpe me chegou por e-mail. Eis abaixo as imagens.


O link do texto me levou para uma página solicitando “permissão” para acessar minhas informações e contatos. Veja a imagem abaixo:


Ou seja, acessaria, além de meus dados pessoais, também uma lista de amigos, que, seriam alvos de mensagens em meu nome, promoções e textos com minhas informações. Ao clicar na mensagem, eu sei, que eles receberam a confirmação de meu e-mail. Mas, para mim não tem problema algum. Este e-mail não é utilizado para contatos e não há informações pessoais nele, nem lista de amigos.

Golpe 3: Golpe do boleto facultativo.

Este não é novo, mas, já é o terceiro ano que recebo um boleto para pagar. Ontem me chegou o boleto do br.registros.org. O boleto no valor de R$ 175,00 diz no corpo da mensagem:


Observe o truque: Por tratar-se de uma oferta, esta mala direta e o pagamento do seu respectivo boleto bancário é TOTALMENTE OPTATIVO E FACULTATIVO. Ou seja, você paga e contrata um serviço que não precisa e ou, não será prestado. Atitude bandida, canalha, ordinária e que aproveita brechas na lei, pois, utiliza a estrutura bancária, contábil, fiscal para enganar a população.

Em poucos dias, fui alvo de três formas diferentes de golpes. Todo cuidado é pouco! Cuidado e canja de galinha não faz mal a ninguém!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *