TCC: Como fazer uma citação no Word 2007 num clique!

Muitas pessoas enfrentam o desafio de digitar e também ordenar o TCC de acordo com as regras do ABNT. Muitos até sabem como é que se faz tudo. Muitos sabem todas as regras. O problema mesmo é executar tudo usando o Editor de Texto, no caso, o Word 2007, ainda que a tarefa seja fácil, grande parte dos usuários tomam o caminho mais complicado, mais longo, mais difícil para formatar as citações dentro do texto.

Pois bem, o objetivo deste texto é facilitar sua vida no momento de faz bonito com as citações, em especial, as citações longas (mais de 3 linhas) que devem seguir basicamente estas regras:

  • Iniciar e alinhar a 4 cm da margem esquerda;
  • O tamanho da fonte deve ser 10, ou menor, do que a fonte do texto no geral;
  • Sem aspas;
  • Espaçamento simples entre as linhas;
  • E antes da citação, e depois da citação, 2 espaços de 1,5

Estas são as regras. E para realizar isto tudo de uma vez só, num só clique, você deve criar um ESTILO RÁPIDO, para suas citações e logo depois, tudo será realizado num só clique. Vamos aos passos. Você não precisa ter grandes preocupações com o texto a não ser digitar a citação completa. Depois de escrever tudo, ai sim, você fará estes passos abaixo de configuração única. Depois de feita e gravada, não será mais necessário repetir nenhum dos passos, exceto, se as regras da citação forem outras, ai você fará outro estilo com as regras novas.

selecionar-clicar

Feito isto, você vai ter uma tela, igual a esta abaixo, em que vai poder configurar as demais formatações exigidas para se fazer uma citação em um só clique. Siga as dicas abaixo da tela.

passos-3-5

Esta parte está então configurada. Veja que seu texto já fica em destaque. Configure para a fonte tamanho 10 e a fonte do exigida por sua faculdade. Esta parte tá pronta. Falta agora só mais uma dica, que é criar o Estilo Rápido.

salvar-estilo

Com o texto selecionado e já configurado, você clica com o botão direito, e no menu que apareceu, como você vê na imagem acima, você aponta para Estilos, e depois, clique em Salvar Seleção como Novo Estilo Rápido.

Depois de ter salvado seu estilo, você vai com um só clique formatar suas citações. Faça o teste.

00-citacoes

Agora, todo texto que for uma citação longa, basta você digitar todo o texto da citação, e em seguida apontar para o Estilo Rápido que você salvou, e clicar nele. É automático. Você pode continuar a escrever seu texto, e se lembrar que um determinado paragrafo é uma citação, selecione o paragrafo, e clique no Estilo que também será formatado como citação.

Disponibilizo nos seguintes links: FAÇA SEU TCC usando o Word 2007 e 2010

  1. Neste link no 4shared: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  2. Na pasta pública no Skydrive: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  3. Na minha estante do Scridb: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010

capa do e-book

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

7 comments

  1. Julie Rossi disse:
    Voce deveria ser considerado: Utilidade Pública. Me salvou no seu passo-a-passo. Muito grata meu solzinho. Beijos
  2. Allan disse:
    Bem legal e útil, me ajudou muito, mas devia mudar o título do tutorial de “TCC: Como fazer uma citação no Word 2007 num clique!” para “TCC: Como fazer uma citação no Word 2007 em vários cliques” (brincadeira)
  3. Marcus Túlio disse:
    Parabéns pelo tutorial! Muito bom mesmo!
  4. […] com o botão direito, e no menu que apareceu, como você vê na imagem acima, você aponta para Estilos, e depois, clique em Salvar Seleção como Novo Estilo […]
  5. Philippe Santos disse:
    Agora Eu tenho admiração por uma pessoa que não conheço, e que me ajudou muito. Obrigado!
  6. Maurício Rocha. Lima disse:
    Estou fazendo TCC de um centro para dependente químicos e muitos não querem ser identificados como fazer essas citações
  7. Adão Braga disse:
    Use outros nomes, e use uma página nos elementos pré-textuais para explicar que os depoimentos são de pessoas reais, no entanto, se trocou os nomes das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Email
Print