Sorte? Competência? Sexto sentido? Providência ou Sobrenatural?

Estamos inevitavelmente em um ambiente em que eventos podem ter diversas explicações, avaliações, entendimento e estes eventos podem levar as mais diferentes pessoas a terem opiniões e visões, e, compreensão diferente do mesmo acontecimento.

Como técnico de informática, lido com dados sensíveis de empresas e pessoas. E, tenho que me precaver de eventos desastrosos. Afinal, eu sou a pessoa chamada para resolver problemas catastróficos em relação à dados, programas, sistemas, redes e equipamentos. Pois bem! Apesar de todo treinamento, estudo, preparo, acontecem eventos e coisas que podem nos pegar de surpresas, e, assim, a intervenção técnica arruinar algo que já estava em condições ruins.

Acompanhe este caso:

Nesta manhã chuvosa estou trabalhando em um servidor de uma empresa. Fiz o backup dos dados na unidade externa. Copiei todos os dados da unidade C. Não fiz seleção de pastas. Fui lá e copiei todo o conteúdo do C:\.

Inseri no USB o pendrive e reiniciei o computador. Ao ir fazer a exclusão das partições do disco, desconfiei que pudesse ter esquecido de copiar algo. Desliguei. Conectei um HD na SATA 1. Reiniciei a máquina e na tela de instalação do Sistema aperte F10. Fui ao prompt do MSDOS e executei um Xcopy . /s /d /e d:\empresa

Isto foi suficiente para copiar todo o conteúdo do HD para este outro HD. Procedi a exclusão da partição. Formatação. Reinstalação. Ativação… e quando fui copiar os dados do HD externo … o “bicho não funciona mais”.

E então, o que pensar sobre isto? Foi sorte? Competência? Sexto sentido? Providência? O sobrenatural me avisou de que algo daria errado?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *