Qual é o melhor navegador?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Há uma grande legião de fãs dos mais variados navegadores de internet. Estes fãs em muitos momentos entram em atritos virtuais e longos e cansativos debates sobre o que cada um considera ser o melhor navegador. Eu tenho o meu navegador prefiro. Uso-os com maior frequência do que os demais. Sou criticado por afirmar que meus navegadores prediletos e mais usados são: Microsoft Edge e Internet Explorer. Alguns internautas são tão obtusos e arrogantes quanto à questão, que, muitos comentarão assim:

– “Parei de ler quando escreveu Internet Explorer”.

Eu por necessidade técnica uso todos os navegadores que tenham expressão e utilização. É que, tenho a necessidade de saber como é que funcionam, quais são as características, quais as funcionalidades, como se comportam ao acessar sites de bancos, institucionais, governamentais, e como se comportam ao uso do Java, o ainda Flash Player, e outros plugins e funcionalidades tais como PDF, extensões, HTML5, segurança etc. Eis a lista dos navegadores instalados e que utilizo em meu computador na imagem abaixo.


1 – Microsoft Edge;

2 – Microsoft Internet Explorer 11;

3 – Baidu Browser;

4 – Opera Neon (Lançado este mês de janeiro 2017)

5 – Mozilla Firefox;

6 – Google Chrome.

Como eleger o melhor navegador?

Ao consultar o uso da internet o Windows 10 me fornece as estatísticas de uso. Você pode ler a explicação de como verificar o uso de sua internet neste texto deste blog: Verifique a quantidade de download você fez este mês.

Entre todos os navegadores, o Microsoft Edge foi o mais utilizado.

Porém, no mês passado (dez/2016), quando fiz muitos downloads de vídeo utilizei mais o Baidu Browser que tem uma facilidade incorporada. Ao clicar no vídeo e começar a assistir, aparece um ícone em que posso clicar para realizar o download do vídeo. Seja no youtube bem como em outros sites de vídeo.

Para bancos e sites de receita federal e alguns órgãos de tributação utilizo com mais frequência o Internet Explorer. Já para sites do governo como por exemplo o IBAMA e sites do setor jurídico com os domínios com a terminação, “.jus.br” e sou obrigado a utilizar o Mozilla Firefox.

Estou utilizando desde o lançamento o Opera Neon. Nesta semana de lançamento, estou ainda me acostumando com o visual e a maneira como o navegador organiza links, abas, páginas e outros elementos gráficos. Posso garantir que é possível usar os bancos mais comuns tais como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú. Já testei!

Eu, utilizo mais os navegadores da Microsoft, não escondo. Porém, se tivesse que escolher um entre todos os navegadores, agora, eu escolheria o Opera Neon pelas novidades e pelas inovações, bem como, pela facilidade de uso.

Em suma, eu digo, afirmo e recomendo usar os navegadores que desejar, e, então, ter uma opinião com bases empíricas e de uso constante para poder ter motivos para eleger o melhor navegador. E, tendo conhecimento de cada um deles, você não necessitará declarar um campeão, e sim, ter diversas opções de software a sua disposição para poder usar de acordo com a sua necessidade. Se você identificar que um é melhor para download, use-o; se um é melhor para música, use-o; se outro é melhor para redes sociais, use-o… e assim sucessivamente.

Último detalhe: eu tenho dois perfis para twitter e para outras redes sociais. Então, para um perfil utilizo um navegador, e, por exemplo, para comentar em blogs do blogspot.com é melhor utilizar o Google Chrome e também o Mozilla Firefox.

 

 


 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *