O Java encontrou componentes da aplicação que podem indicar um problema de segurança…

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Faz algum tempo que a plataforma Java vem passando por mudanças, porém, somente de uns meses para cá que os usuários passaram a reclamar das insistentes alertas de segurança, tal como esta no  texto e imagem abaixo sobre  os problemas de segurança.

O Java encontrou componentes da aplicação que podem indicar um problema de segurança Entre em contato com o fornecedor da aplicação para garantir que não tenha sido violada. Impedir que componentes possivelmente inseguros sejam executados?

Muitos usuários não percebem que apareceu algo na barra de tarefas do Windows alertando sobre a necessidade de clicar, para avançar na aplicação. A reclamação é constante: “ah! trava ai! Não vai para frente não!”.

Outros usuários, clica no SIM! No entanto, SIM, é a resposta para a pergunta: “impedir que componentes possivelmente inseguros sejam executados?”

Ou seja, ele concorda em BLOQUEAR a execução do aplicativo Java, e depois, não saberá por que motivo o site da Caixa, do Banco do Brasil, da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda, o site de serviços da prefeitura… entre tantos outros, parou de abrir no seu computador.

Existe uma solução. Siga este passo a passo para abrir o Painel de Controle do Windows, e depois, abrir o Painel de Controle do Java.

Para todos os Windows: 7, 8, XP, Vista, ME, 95, 98,  2008 server… faça assim:

  • Use a tecla Windows + R;
  • Digite Control.exe
  • Clique em OK.
  • O Painel de Controle vai abrir. Clique no Icone do Java;
  • Vai abrir o Painel de Controle do Java

 Se quiser e souber, abra o painel de controle diretamente.

Se você fez corretamente estes passos acima, você vai ter uma tela com o Painel de Controle Java. Então, é só clicar em Avançado e fazer estas mudanças que mostro na imagem abaixo:

Saiba do que se trata cada opção da marcação em vermelho e com as setas vermelhas.

Ativar – exibir aviso se necessário

Esta é a definição default. Quando um possível risco de segurança é encontrado, uma caixa de diálogo é acionada. Clicar em Sim bloqueia possíveis componentes inseguros de serem executados e pode encerrar o programa. Quando o usuário clica em Não, a aplicação ou applet continua a execução com proteções (pacotes ou recursos que são encontrados posteriormente com os mesmos nomes, mas têm diferentes níveis de confiança.

Ativar – ocultar aviso e executar com proteções

Esta opção suprime a caixa de diálogo de aviso. O código executa como se o usuário tivesse clicado em Não por meio da caixa de diálogo de aviso.

Ativar – ocultar aviso e não executar código não confiável

Esta opção oculta a caixa de diálogo e se comporta como se o usuário tivesse clicado em Sim na caixa de diálogo.

Desativar verificação

Esta opção não é recomendável. Esta opção não permite que o software verifique os códigos confiáveis e não confiáveis mistos, deixando o usuário executar código possivelmente não seguro sem proteções.

Eu tenho usado a opção marcada em AZUL. Se, e quando não resolve, uso a ultima opção, que está explicado em vermelho.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *