“O computador está do mesmo jeito de antes, nem parece que você fez nada! ”.

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Paulatinamente estou “pulando fora” da área técnica de informática. Estou tendo melhor renda com outros tipos de suporte: escritório, contábil, tecnológico em áreas específicas como segurança, disponibilidade de serviço, segurança da informação. Estou deixando um pouco de lado o formatar computadores, instalar sistema operacional! Para os clientes, certas empresas continuarei fazendo. Não pretendo mais fazer serviços para o cliente final, do tipo pessoa física!

Os motivos são muitos! Entre os principais, o mais agudo e contundente seja o conflito direto com o cliente. Especialmente o tipo de cliente que me chega argumentando: “O cliente sempre tem razão! “, mas, ele, mente, oculta, omite informações para querer ter razão.

É comum haver conflitos e diferenças. No entanto, clientes que fazem coisas equivocadas após a entrega do serviço e retorna reclamando horrores, são os piores! Um exemplo básico e recorrente! Por exemplo, pego o tema: – Qual é o melhor antivírus?

O cliente leu boa reputação sobre um determinado antivírus e ele discorda da opinião do técnico que instalou uma opção que ele não conhece. Se o cliente quisesse uma solução diferente que compre a sua solução de segurança e dê ao técnico para instalar. O problema ocorre quando o cliente não compra por uma solução paga de antivírus, e, depois reclama de qualquer uma das versões grátis que o técnico escolhe, opta e instala em seu computador.

Se, tem uma versão grátis de antivírus de sua preferência, não custa, ao solicitar o serviço, informar sua preferência, e, ou, perguntar ao técnico que lhe atende: “Você instala qual antivírus grátis no serviço? ”

Esta semana, dois notebooks me retornaram à bancada. Não que eu tenha feito um serviço ruim, mau acabado, sem qualidade. Não! Não foi! Os clientes optaram por uma versão grátis de antivírus, mas, recusaram o antivírus que instalei! Quiseram o AVAST Grátis! E, ao tentar instalar o antivírus de sua preferência, removeu o antivírus que instalei e destruiu a configuração do sistema, e o contaminou com diversos programas inúteis e aproveitadores.

O pior! Me chega aqui com o argumento mais “safado” que existe! “O computador está do mesmo jeito de antes, nem parece que você fez nada! “. Olhei o computador, e lá está vários softwares, estranhos e desnecessários para qualquer usuário. Lá estava uma lista das piores e estranhas opções de segurança, navegadores de internet irrelevantes, diversos links: “continuação de instalação do: SKYPE, ADOBE, JAVA, AVAST” sendo que, ao entregar-lhe o equipamento lhe disse:

– Foi instalado os drivers de som, vídeo, rede e os demais drives da placa mãe. Instalei o Adobe Reader DC, a versão mais nova! O Java é a versão atual! Instalei também os navegadores Google Chrome e o Mozilla Firefox versão recente, e também, um Software de Escritório (Editor de texto, Planilha Eletrônica, Apresentação Multimídia). Se precisar de algum outro software, diga-me que instalo para você! – Instalo por padrão os softwares mais utilizados e necessários para o cotidiano da maioria dos usuários que acessam bancos, órgãos governamentais, faculdades.

Mas, que? Não!

A pessoa tem que se aventurar e destrói suas horas de trabalho! Se eles pagassem todas as vezes que atrapalhou e estragou… não me importaria! Mas, não! Voltam com a cara cínica “e exigindo” que refaçamos o serviço, pois, chegam a nos acusar de não termos feito um serviço qualificado! Isto tem me cansado! Por isto uma de minhas metas é abandonar esta área de serviço e especializar em outras.

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