O assalto ao Banco do Brasil de Irecê era esperado e sabido pela população!

Todo cidadão Ireceense minimamente informado “sabia” de alguma forma que não demoraria muito para que o evento como o que aconteceu no último domingo, 19 de março de 2017, que foi a tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Irecê. O banco do Brasil de Irecê, funciona como um Banco Central da região. É a maior agência que temos por aqui. Porém, além deste detalhe óbvio, basta relembrar notícias sobre assaltos na região para se ter como certeza de que haveria um evento desta natureza e magnitude em Irecê.

Relembrando:

Ocorreu assalto e explosão na agência do Banco do Brasil na cidade de João Dourado/BA, cerca de 25 Km de distância ao Leste, em fevereiro de 2016. Buscando a notícia na internet se pode ler o seguinte no site do Líder Notícias:


Ocorreu assalto e explosão na agência do Banco do Brasil na cidade de Central. Cerca de 40 km de distância ao Oeste, em outubro de 2016. Buscando a notícia na internet se pode ler o seguinte no site: Central Notícias


Ocorreu assalto e explosão na agência do Banco do Bradesco na cidade de Ibititá. Cerca de 40 km de distância ao Sul, em outubro de 2016. Buscando a notícia na internet se pode ler o seguinte no site: Líder Notícias.


  • Em 2014, ocorreu o assalto e morte de pelo menos um segurança do Carro Forte em América Dourada, cerca de 50 km ao Leste de Irecê, na BA-052.

Cadê a inteligência…?

Por estas notícias e eventos anteriores, era questão de meses até acontecer. E, o pior: aconteceu, com as mesmas características, com o uso de carros semelhantes, na mesma faixa de data, que populares já comentam no mercado municipal, coisa do tipo: “Os assaltos sempre acontecem entre o dia 10 e até o dia 25”.

Se até populares tem noção, fica as dúvidas também dos populares e da população: O que é que a Secretária de Segurança Pública não tem tomado as atitudes necessárias? Por que motivos ainda não se tem notícias de que foi pego alguém destas quadrilhas? É a mesma quadrilha? São quadrilhas diferentes? Quem lidera estas quadrilhas? Porque a ineficiência e inoperância das autoridades?

Para que é que serve a blitz?

Perguntas do cidadão que passa lá no Morro do Chapéu, sempre tem uma equipe de policiais para parar o cidadão e indagar sobre documentação do veículo, CNH, faróis, extintores, etc. No entanto, o cidadão indaga sobre a PM, a civil, o BOPE, a SSP:

– Como é que os bandidos conseguiram trazer para Irecê tantas armas, tantos bandidos, tantos explosivos?

– A campanha na TV tenta nos convencer que a blitz é uma necessidade! Sim! O é! Mas, como é que o cidadão vai acreditar na eficácia da blitz se não consegue evitar a entrada de armas na região?

– Como é que a cidade de Irecê é toda “monitorada por câmaras” e não se viu, nem percebeu a movimentação dos bandidos? (by Diego Mousine)

Então, fica caracterizado na mentalidade da população que a blitz tem finalidade apenas de arrecadar e talvez, pegar um veículo irregular, usado em crimes, etc, não para evitar assalto como o que tem ocorrido na região faz vários anos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *