Não numerar páginas no Word 2007

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Além das dificuldades que grande parte dos estudantes tem em planejar, organizar e fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), existem outras dificuldades técnicas que é utilizar corretamente os recursos dos editores de texto para uma, duas ou mais tarefas.

Apresento este passo-a-passo (Word 2007) em que tento ensinar como não numerar as páginas iniciais do seu TCC. Quanto a esta questão, já vi algumas curiosidades.

1 – Cobrir de branco;

Inserir uma caixa de texto sobre as páginas iniciais foi a maneira que uma amiga encontrou para que tais números não aparecesse na impressão.

2 – Vários documentos;

O documento com o texto do TCC continha 7 páginas em branco. Enquanto o segundo documento continha as páginas iniciais com a capa, agradecimento, dedicatória, sumário, etc.

São muitos meios criativos para se obter o resultado, porém, isto é mais simples do que você imagina.

As dicas

Em um documento, para você conseguir ter páginas numeradas e outras não numeradas, seja com números arabicos ou com números romanos você precisa saber inserir quebra de seção.

Com a quebra de seção, é possível alterar o layout ou a formatação de uma página ou de páginas do documento. Você pode definir o layout de uma página em coluna única como duas colunas. Você pode separar os capítulos no documento para que a numeração de página de cada capítulo comece com 1. Você também pode criar um cabeçalho ou rodapé diferente para uma seção do documento.

No novo Microsoft Officem, em específico o Word 2007, é possível escolher vários layouts de página na galeria de novos designs de página.

Como inserir uma Quebra de Seção? Veja a imagem abaixo:

quebra-secao

São três setas. A primeira aponta para Layout da Página. A segunda para Quebras. A terceira para Próxima Página. Esta ação, deverá ser repetida todas as vezes que a próxima página for um outro assunto, um outro capítulo de seu trabalho. Em suma, você deve inserir uma quebra de seção, na capa, outra na dedicatória, outra para o sumário, … até para o inicio do seu texto.

Quando iniciar o texto do seu trabalho, vá digitando normalmente. Quando terminar um capítulo, insira uma quebra de seção. Feito isto, você poderá modificar a númeração de página quantas vezes quiser ou necessitar.

Digite todo o seu trabalho. Não se preocupe com a numeração. Você pode fazê-la por último, mas, tenha o cuidado de inserir estas quebras de seções entre os capítulos e as páginas que você tem que ter númeração diferente.

Terminou de digitar o trabalho, agora você vai numerar as páginas. Todas elas. Faça como descrito abaixo.

Na primeira página do seu trabalho, clique duas vezes na parte superior do documento, acima de onde começa a sua capa. Ao executar esta tarefa, a Barra de Ferramenta de Botões Rápido vai surgir com todos os recursos para você trabalhar.

Veja abaixo as imagens desta barra de ferramentas Design.

barra-design-1

barra-design

Você pode adicionar números de página, que são associados a cabeçalhos e rodapés, no topo, na parte inferior ou nas margens de um documento. As informações armazenadas em cabeçalhos, rodapés e margens são exibidas esmaecidas, e não podem ser alteradas ao mesmo tempo que as informações do corpo do documento. Para alterar o cabeçalho ou rodapé ou as informações das margens das páginas, faça o seguinte:

Clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé e, em seguida, clique na guia Cabeçalhos e Rodapés em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé.

numerar-todas

Ao posicionar o mouse sobre as opções, você obterá outras opções para a numeração das paginas. Os números poderão ser inseridos à esquerda da páginas, no centro, à direita, com contornos, com enfeites, etc.

Todas as páginas estão numeradas. Agora vem a parte chata de se fazer.

Vá para a página que deve ser numerada. Por exemplo, se você deve numerar apartir da página 6, vá para a página 6.

Observe a imagem abaixo com atenção para entender.

pagina-6

A seta do meio, mostra o número da página. Ao lado esquerdo temos duas setas. Esta que aponta para Rodapé – Seção 3, é para você saber que a página 5 do seu trabalho pertence a seção 3. A seta que aponta para baixo, mostra o cabeçalho da página 6, e da seção 4.

Ao lado direito, temos duas outras informações, a saber:  Mesmo que a seção anterior. Este é o segredo. O Microsoft Word 2007 está configurado para mostrar os número de páginas sequencialmente, desde a primeira seção, até a última. As páginas serão numeradas sequencialmente, de 1 até a última página.

Agora você, primeiro olhe a imagem seguinte:

vincular-anterior

Veja o botão em tom alaranjado. E neste botão que você vai clicar para desvincular as seções apartir desta das anteriores. Clicando neste botão, apartir desta seção, vai continuar os números 6,7,8,9… Compare as duas imagens e veja, que na parte de abaixo da seta do canto direito, a de baixo, não tem as informações: Mesmo que a seção anterior.

pagina-6-desvinculada

Volte para o cabeçalho da página anterior (neste exemplo, a página 5), que também é a seção anterior, clica sobre o número da página, e APAGAR. DELETA. EXCLUA O NÚMERO. Como as seções anteriores estão vinculadas, atreladas umas às outras, a numeração das páginas de 1 até a página 5 serão excluídas.  Porém, as páginas das seções apartir da página 6 estarão todas numeradas e em sequencia.

Se você tiver a necessidade de começar uma outra numeração no final do documento, você faz o mesmo procedimento, e muda as informações das seções, a configuração dos números para outro qualquer, que o documento começará outra numeração com outro formato.

Deixe de preguiça sujeito(a) já expliquei o mais complicado. Faça um documento qualquer, e teste todas as opções, e você vai descobrir mais.


Iniciar a numeração de página com um número diferente

Se você adicionar uma folha de rosto a um documento com números de página, a segunda página é numerada automaticamente como página 2. Você pode desejar que o documento comece com a página 1.

  1. Clique em qualquer lugar no documento.
  2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.

    Imagem da Faixa de Opções do Word

  3. Clique em Formatar Números de Página.
  4. Na caixa Iniciar em, digite um número.

    Observação   Se você tiver uma folha de rosto e desejar que a primeira página do documento comece com 1, digite 0 na caixa Iniciar em.


Reiniciar a numeração de página com 1 para cada capítulo ou seção

Por exemplo, você pode numerar o sumário como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vários capítulos, convém reiniciar a numeração de página para cada capítulo. .

  1. Clique na seção (seção: parte de um documento em que você define determinadas opções de formatação de página. Você cria uma nova seção quando deseja alterar propriedades como numeração de linha, número de colunas ou cabeçalhos e rodapés.) em que deseja reiniciar a numeração de página.
  2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.

    Imagem da Faixa de Opções do Word

  3. Clique em Formatar Números de Página.
  4. Na caixa Iniciar em, insira 1.

Disponibilizo nos seguintes links: FAÇA SEU TCC usando o Word 2007 e 2010

  1. Neste link no 4shared: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  2. Na pasta pública no Skydrive: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  3. Na minha estante do Scridb: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010

capa do e-book

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather
Solange
Rapaz, você é 10!!! Você me deu uma dica para resolver um problema que vem me consumindo há muito tempo. Muito obrigada mesmo e que Deus lhe abençoe.
Laert
Maravilhoso… Ótima dica… Até que enfim consegui fazer um TCC de forma original… Sabia que seria possível esta numeração com quebra de seção, mas como tento ser autodidata já quebrei muito a cabeça… Até que passaram alguns anos e venho eu novamente precisar da quebra de seção… Maravilha… Pesquisei na net e encontrei este site que não mais sairá dos meus favoritos!!! Parabéns!!!

Obrigado! Tem um video tambem. Faça o download, grave num CD e distribua para seus amigos, e ou até cobre pela mídia gravada!

Tétala
Adão,

sou novata com o office 2007… mas mesmo assim não encontrei a QUEBRA DE SESSÃO no meu… fui direitinho cm vc falou, já ate tinha procurado antes, mas realmente não achei aqui… eu fazia isso no office 2003, tranquilinha… tem chance do meu naõ estar c isso instalado???????

Na imagem tá aparecendo criaturinha

Hugo
Olá, sua dica me ajudou muito, acabei de fazer e deu certo! Valeu!!

Seu comentário de agradecimento vale como pagamento

Allana Guimarães
Nossaaaaaaaaaaa!!!!!!! Você deu dicas maravilhosas, me ajudou bastante e e conseguir resolver minhas dificuldades.
Obrigada pela ajuda!!!!
Angelo
Cara, Obrigado de Coração, ajudou em muito, salvou meu TCC.

Valeu mesmo!!!

Rodolfo Neto
Sucesso! Parabéns pela dica! Muito obrigado!

Seu comentário incentiva! Obrigado pela resposta!

Denilson
Vlw Cara. Sua ajuda foi muito boa para que pudesse concluir minha monografia. abs
Tiago
Muito obrigado!
Estava quase quebrando meu computador com raiva desse word maldito, e ainda bem que descobri seu texto aqui, mto bom!
DR. VANIEL PINHEIRO
Muito boa a dica, muito mesmo. estava precisando muito de uma ajuda igual a essa. Obrigado! Que Deus te abençoei para você continuar fazendo coisas boas assim para a humanidade. abração
Lorena
Nossa que bom que achei essa dica…tenho q entregar meu tcc amanhã e só tava faltando essa porcaria!! rs valew!!!
Geslaynne
Muito obrigada! Salvou a pátria… Graças a Deus encontrei esse tutorial aquii ;) estava procurando a semanas!
continue nos ajudando.
tudo de bom
Erick Santos
Adão, ótimo artigo, parabéns pela pró atividade e profissionalismo.
Não sou um dos piores conhecedores do office, porém esta nova versão sofri muito para realizar esta ação que você nos repassou.

Obrigado! (Meu TCC também agradece)

Erick

Raphael
Show de bola cara. Muito obrigado. Salvou minha vida nos 45min do 2º tempo.

abraço

Angela
Eu iria fazer o mesmo comentário do Raphael aqui de cima.
Procurei na cidade inteira alguém que conseguisse fazer isso. =)
Valeu!!!
leticia
Nossa, você é fera.Tirou todas as minhas dúvidas!Você ensina passo a passo, não tem erro.
OBRIGADA! OBRIGADA! OBRIGADA !
JOTA
Meu amigo, o que levei horas tentando descobrir no google durante todoo último domingo, consegui fazer passo a passo, de forma prática, rápida, bem ilustrada e inteligente. Você brilhou na dicas dadas e me poupou muito tempo e queimação de pestana. Parabéns. Finalmente desatei o nó que me impdia de entregar minha monografi. Sucessos!
Danilton César
A explicação é excelente e está salvando muita gente, como se pode constatar pelos comentários. Parabéns mesmo! No entanto, quando eu clico no cabeçalho aquela parte laranja da figura “vincular ao anterior” não fica disponível para clicar. O que pode estar acontecendo? Grato!
Danilton César
Já descobri, pode esquecer meu comentário anterior. Muito obrigado pela dica!
Fábio
Cara tive um problema, a minha página 5 tem que ficar com o número 4. Quando coloquei o número 4 todas as páginas ficaram numeradas com o 4. Como resolvo isso?

No aguardo,

Fábio

Emmanuel
Adao Braga, brigado pela grande ajuda, salvou minha pele,rsrsrsrs, ainda bem q na net tem pessoas legais e dispostas a colocar conteudo de qualidade e importancia para as pessoas
Maria Lucia
Muito obrigada, você me salvou!!!!
Já estava desistindo de enviar minha monografia porque não conseguia acertar a numeração e o prazo era hoje de envio.
Que outras pessoas também possam te ajudar como vc me ajudou.
Muito Obrigada Mesmo.
Luciana
Muito obrigada pela dica Adão!

Eu já tinha tentado de tudo pra numerar as páginas da minha monografia e não conseguia… Nm os professores de informática sabiam “desvendar esse mistério” rsrsrsrs

Agradeço muuuuuito, pois conseguir fazer essa formatação nas páginas me deixou super aliviada.

Continue postando essas dicas que parecem simples masi são super importantes para muitas pessoas.

Paulo França
Como faço para tirar fora da contagem a página da ficha catalográfica, a ficha esta na página 6 , eu quero qua a contagem pule essa folha..

Obrigado

Pela explicação do texto é possível fazer isto

Wal
Como faço para excluir duas folhas de verso que estão sendo contadas.
A catalográfica e a de autorizo.

Obrigada

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *