Não acreditem no Hage. Ele desinforma mais do que fala a verdade!

Eu sempre digo: “Falar a verdade é uma virtude. Mentir é indispensável”. Quando uso esta frase, algumas pessoas riem. Outras acham que sou uma pessoa mentirosa. No entanto, todos reconhecemos o valor que tem a verdade, e o valor e a necessidade que é mentir. Mentir não é o pior dos pecados. As vezes, mentir, é uma opção viável a vida, a segurança.  No entanto, existem algumas mentiras perigosas. E, tão ruim quanto mentir, é distorcer informações verdadeiras para que se mude a realidade. Agora a noite, li, num dos feeds de noticias sobre o Brasil esta informação:

“Operações, controladoria, Polícia Federal, é coisa nova. Decreto dando transparência aos convênios é coisa que entrou em vigor em janeiro deste ano. Portal da Transparência, dando conhecimento ao mundo inteiro dos gastos com dinheiro público, é coisa de cinco anos para cá. Nada disso existia, e as instituições vêm criando esses instrumentos e se fortalecendo, aprendendo a trabalhar juntas: controladoria, polícia, Ministério Público, coisa que nunca tinham sido feito antes”. – Hage confirma irregularidade em convênios no Ministério dos Esportes

Qual é o problema nesta informação? Não uma! Algumas informações erradas. O senhor Hage distorce a verdade histórica para justificar o injustificável. Quer inculcar a mitologia de que a corrupção desde o governo Lula é combatida. Que só se sabe da corrupção agora por que Lula e Dilma incentivam o combate. Isto é uma grande mentira. É uma tentativa de mudança da verdade por uma desinformação. Vamos aos “desmentimentos”.

1 – A Corregedoria Geral da União foi criada pela Medida Provisória nº 2.143-31, de 2 de abril de 2001. – É só conferir aqui: História das criações do Ministérios. O que se fez no governo Lula foi tão somente a mudança de nome em 2002. É só ler ai no texto do Planalto.

2 – Operações e Policia Federal. Esta desinformação é como se não existisse no site da PF um link com a história. E também uma listagem de todas as operações conduzidas pela PF desde 2003. E antes de 2003 não existiam Operações da Polícia Federal? Oras bolas! Claro que existiam. E como é que se chamavam? Operações também. Por exemplo, em 2001, teve a operação Cash Net. Logo, antes de Lula a Polícia Federal também realizava operações. E prendiam! Desinformação e mentira.

3 – Sobre as transparência aos convênios, como ele declarou, ser de janeiro deste ano, é outra desinformação. Este senhor não está informado sobre nada é? É só pesquisar e saber que o Portal da Transparência do governo é de 2004. E, sobre os convênios é de 2007. Uma pesquisa simples nos sites do governo se encontram estas informações. É o que está escrito no site: “Informações sobre Convênios registrados no SIAFI e no SICONV firmados nos últimos anos, com descrição sucinta do objeto, datas e valores envolvidos, desde 1º de janeiro de 1996.” – Sobre o Portal Transparência.

Isto aqui: “Nada disso existia, e as instituições vêm criando esses instrumentos e se fortalecendo, aprendendo a trabalhar juntas: controladoria, polícia, Ministério Público, coisa que nunca tinham sido feito antes” – Isto é uma informação caluniosa sobre a história recente do Brasil. Desde 1985 que nosso país vem andando nos caminhos da democracia. É ainda uma democracia com graves vícios, no entanto, é a que temos. Pode ser melhorada. Mas, dando atenção e credibilidade em tais informações é que não avançamos. Não acreditem no Hage. Ele desinforma mais do que fala a verdade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *