Muitas vezes quando falta internet a Holística não é a culpada!

A região de Irecê tem na Holística Informática e Consultoria Ltda. o ponto comum quando se trata de serviço de acesso a internet. A Holística não é a única empresa que presta serviço de internet na cidade de Irecê e região, é seguramente a maior do seguimento, bem como a que mais investe e a que age dentro das exigências e rigores da lei das telecomunicações. Escrevo e afirmo por que conheço e sei do que afirmo. Adiante!

Aconteceu, no entanto, nestes últimos 10 dias, duas paralisações dos serviços.  E, os dois eventos, ainda que tenham acontecidos próximos em questão de  tempo, não tiveram, além da paralisação dos serviços, ligações.

No Facebook, no Orkut e noutros meios de comunicação o fato provou diversos comentários. Pipocaram diversos focos de debate e informações distorcidas. O mais comum de todos, parte do principio de que a Holística é a maior, e portanto não se importa em prestar um serviço melhor. Outros dizem que é por faltar concorrência. Alguns, chegaram a afirmar que os donos da empresa, não estão mais investindo na empresa. A maioria destes comentário são apenas conjecturas e opiniões que refletem ideias das pessoas sem os devidos conhecimentos. Este texto é então, uma explicação para estes e outras pessoas que estão mal informadas sobre o funcionamento da WEB, mais especificadamente da INTER-NET.

Nos cursos em que trabalho (Cursotec, do professor Andrezinho, e no Nite do professor Jossy) no conteúdo de internet, redes, protocolos, intranets e extranets, instruo aos “concurseiros” como é que funciona a internet. Ou seja, quem lá estudam, sabem ou deveriam saber que nem sempre o que acontece é de “inteira responsabilidade da Holística”, bem como de outras empresas do ramo. Nestes cursos, ainda que sejam direcionadas para responderem provas de concursos, os participantes saem de lá com informações básicas do que é backbone, camada de rede, datacenter, fibra-ótica, infra-estrutura de rede aéreo-terrestre… etc..

O que aconteceu, por exemplo, na virada do ano: a paralisação TOTAL da internet para todos os clientes Holística, não foi falha da rede gerenciada pela Holística aqui em Irecê e na região. O problema atingiu toda a infra-estrutura da internet desde o Estado de São Paulo e por toda rede de datacenters ligados na infra-estrutura (PIX central)  onde a Holística e outros provedores tem como Ponto de Troca de Tráfego.

image

A infra-estrutura de Ponto de Troca de Tráfego, a qual a Holística faz parte, é a de São Paulo. A Holística é a única empresa da região ligada e que é participante e tem um Autonomous System Number (ASN) com sua rede saindo de Irecê e vai fazer sua interconexão com o sistema lá para as bandas de Iaçu. Bem longe! Foram feitas mais de uma dúzia de torres e estudos geológicos bem como negociações e muitos documentos foram assinados, protocolados, carimbados para que a Holística conseguisse as devidas autorizações. Tudo dentro dos rigores da lei.

Sim! E por que a Holística estes dias desconectada?

Esta foi última informação que obtive. E para tal tive que ir lá na empresa e entrevistei o administrador da rede Holística. Faz tempo que reclamo com ele sobre um fato: comunicação ao clientes. A empresa Holística leva a culpa, as vezes, quando a culpa não é dela. Sobre este evento, eis o comunicado do Ptt.br ao seus membros.

Caros Membros do PTTMetro / PTT.br de São Paulo,

A equipe de suporte L3 está atuando no problema generalizado que teve  início ontem por volta das 22h.
[…]
As conexões de alguns participantes ainda estão isoladas para análise,
mas serão reestabelecidas na sequência.

Atenciosamente,

Ocorreu este problema GENERALIZADO. E atingiu milhares de internautas no dia 31/12/2011 a partir das 22 horas. A hora tá ali no comunicado. Pois bem, aconteceu que a Holística e toda a região permaneceu sem internet até no dia 02/01/2012 por que pelo menos cinco DATACENTERS estavam sem interconexão. Leia o fragmento do comunicado abaixo e olhe a imagem para entender:

Por medida de proteção da infraestrutura e dos demais participantes,
alguns sob suspeita foram isolados em um ambiente de quarentena.

O PIX Eletronet está fora de conexão pela provável associação com a
origem do problema
.

Os PIX Telium, Commcorp/G8, Americanet estão sem conexão …

image

Todos estes PIX são DATACENTES comerciais que estão interconectados no Pix Central. O datacenter, o qual faz interconexão com a região de Irecê por meio da Holística é um dos marcados acima em vermelho, e citado acima no comunicado. Todas as regiões e cidades que dependem deles estavam sem acesso a internet. Ou seja, ficamos sem internet não por defeito na rede Holística, e sim, na infra-estrutura da internet brasileira.

Sobre este assunto você pode se informar melhor, isto é, se você quiser entender mais o funcionamento da internet e saber como é administrada clique nos links abaixo:

PTTMetro – Pontos de Troca de Tráfego Metropolitanos

O segundo problema de acesso ocorreu horas depois e sem relação com este evento GENERALIZADO. E, este foi local. Atingiu parte da rede Holística. E, uma das grandes dificuldades na detecção deste problema foi o fato de o equipamento que danificou informava para o sistema que estava funcionando corretamente. Aconteceu que o switch estava ligado, conectado e transferido dados, porém, muitos clientes estavam sem acesso a internet e outros “ficamos” sem conexão alguma. O problema foi resolvido. A demora foi identificar qual aparelho estava aparentemente intacto, e com mal funcionamento. Uma vez encontrado, solução pronta.

Nem sempre a indisponibilidade dos serviços de internet tem haver com os serviços do provedor Holística, porém, torna-se alvo de críticas e maledicências.

– Acontece senhor que está faltando energia no local da torre!

– Minha filha, eu não estou reclamando por que tá faltando energia lá na torre! Eu estou dizendo que tá faltando internet aqui em casa!

Equipamentos queimados.

Esta semana o prejuízo foi grande. Com os raios desta semana algumas dezenas de modens ADSL queimaram as portas Ethernet. Várias outras dezenas de NanoStation também. Adaptadores de rede Wi-Fi também. E todos estes eventos provocam a indisponibilidade dos serviços, sem que se possa culpar a empresa por maus serviços prestados.

Este texto além de servir de elogio a Holística pelos serviços prestados a região, serve também para instruir algumas pessoas que falam, escrevem, arregimentam, criticam, xingam, maltratam funcionárias, porque segundo elas, estão pagando, assim podem exigir até quando o problema é lá adiante. E sim! Quem também usa Velox ficou sem internet em parte da semana! Deve ser por falta de concorrência!

E, por último: este texto não foi patrocinado pela Holística!

Adão Braga
Só aconselhar VTNC, por óbvio, quem já tomou, e muito gostou!
Obrigado, vou não!, quero não, minha condição heteronormativa não deixa não!
Tarcísio
Ah meu filho, mas é obrigação dá empresa ter responsabilidade quanto a isso, se ela sabe que falta energia frequentemente instale um gerador pra quando faltar, a empresa tem que se precaver. Só pra concluir é a pior internet do mundo, falo isso sem dúvida alguma, um bando de safado que só sabe usurpar do povo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *