IRPF 2017 apresenta tela de ERRO, mas, não informa que erro é!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Quando estudava no IFBA campus Irecê, algo no curso me complicava nas tarefas e provas: o querer fazer de meu jeito e como eu pensava que era fácil e mais rápido. Os professores exigiam as regras e o que hoje sempre digo: temos que ter referencial teórico, seguir a padronização existente; faz parte dos processos das boas prática da engenharia de software e da gerência de projeto, etc e etc. Que razão me faz lembrar disso? Um problema que hoje um cliente me apresentou.

Ele tem clientes, para os quais, ele faz o imposto de renda. Há certa praticidade na importação dos dados dos anos anteriores, no entanto, há um trabalho hercúleo a ser realizado. Este cliente, que tem clientes, importou os dados do ano de 2016; aproveitou o feriado e preparou 12 declarações. As gravou e hoje ao chegar em casa pretendia continuar os trabalhos e eis que o software do imposto de renda de 2017, dá erro! O pior! É não saber que erro é! A apresentação do erro na tela é isto abaixo na imagem. Sem a correta exibição textual e o correto tratamento de erro!


Nem há como ir no buscador WEB e procurar por algum tipo de erro. O que procurar? Que frase de erro procurar? Simplesmente não tem nada a ser procurado. Nestes momentos é importante o técnico ter ideias de como resolver a questão. Não sei se é arquivos corrompidos, banco de dados corrompido, acesso indevido de memória, versão de arquivo errada, … nada! Com esta tela de erro, não se tem nenhuma dica para se procurar uma solução. Mas, eu achei uma solução. Eis como resolvi este caso.

1 – Fiz cópia da pasta C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2017; Com a cópia realizada e os dados preservados fiz estes outros procedimentos. Se quiser vá logo lá embaixo e veja a solução.

2- Fiz o download e reinstalei o software. Porém, a reinstalação nova com a preservação dos dados não solucionou o problema;


3 – Renomeei a pasta. E, então, fiz uma instalação nova! O software até que funcionou, mas, não apresentava os dados existentes.

– Não adiantou copiar as pastas de dados já gravados;

– Não adiantou manter a estrutura de pastas e copiar somente os arquivos.

– Não adiantou copiar os dados das pastas copiadas e coladas nas pastas.

Quando as pastas eram copiadas para uma instalação limpa e nova, o software apresentava o ERRO, que não foi devidamente tratado pela equipe de software.

Como a cópia das pastas de dados causavam o defeito de mal funcionamento ao software, eu fiz alguns testes. Apaguei arquivos de configuração e percebi que os mesmos eram criados automaticamente.

SOLUÇÃO:

Fui à pasta C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2017\aplicacao\dados. E excluir os arquivos existentes nela. Veja a imagem abaixo, para a correta identificação:


Depois que excluir estes arquivos, o programa do IRPF 2017 voltou a funcionar com todos os dados anteriormente digitados. A vida de técnico é assim: mesmo não conhecendo ou tendo feito o programa, vamos em busca de solução.

POR FAVOR! Este caso é o que eu resolvi hoje! Não sou especialista em IRPF 2017.

Não sei a solução para todos os problemas do software.

Nada de perguntas difíceis nos comentários!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *