Fazendo o TCC: Criar lista de Figuras – Word 2007

Para se criar um TCC além de ter que se virar sozinho, tem-se que ter muita imaginação para acertar certas atividades no Editor de Texto. Não é fácil para muitos, além de ter que pesquisar, montar as idéias, seguir os objetivos propostos pela pesquisa, ter ainda que se preocupar e saber como realizar certas tarefas no Editor de Texto.

Por isto, vou contribuir com você em dar esta dica, na hora que você for inserir a lista de imagens. Você não precisa sair buscando no corpo do trabalho as páginas onde estão as figuras. Aliás, esta é maneira como a maioria dos estudantes que vão apresentar o TCC faz.

Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de software fazem a parte dele, disponibiliza as funções e os recursos, no entanto, a maioria dos cursos de informática não ensina estas preciosidades. Algo simples, fácil e de uma utilidade sem tamanho no momento de produzir um TCC.

A sua lista de figuras deverá ser feita por última. Não tenha pressa, nem pense que será mais complicado. Se você seguir esse passo-a-passo, você terá sucesso.

  1. Insira a primeira figura, no seu texto como você estar acostumado a fazer.
  2. Clique na imagem inserida;
  3. Clique n Guia Rápida: Referências. – Veja imagem abaixo:

guia-referencia

Veja na imagem as setas apontando na Guia Referencias. O item dois, em que, estando a imagem selecionada, você deverá clicar: INSERIR LEGENDA. Feito isto, aparecerá a seguinte janela:

legenda-figura

Na legenda, que já vem com a descrição de Figura 1, digite a descrição da figura.

Detalhe importante: Nas opções, você poderá também escolher outras opções, a saber:

a) – Equações;

b) – Figura;

c) –Tabela.

Se seu trabalho tem estes outros objetos e ou elementos constitutivo do mesmo, vá adicionando as legendas, pois no momento de confeccionar a lista, o programa fará a distição dos mesmos.

Depois que você inseriu legenda em todas as suas figuras, vem a parte automatizada do Ms Word, o nosso super editor de texto, que é clicar e ver a lista de figuras e suas respectivas páginas. Sem muito trabalho.

Volte para página onde você tem que inserir a lista de suas figuras, tabelas e ou equações e faça o seguinte:

Na Guia de Referências, um pouco mais à direita donde você clicava para inserir as legendas, você vai clicar em: INSERIR INDICE DE ILUSTRAÇÕES.

Veja na imagem abaixo.

guia-referencia-ilustracoes

A janela de opções que aparece, tem esta aparência, e formato. Veja abaixo.

escolher-legenda

Uma vez clicado em OK, a lista de suas figuras aparecerá, completa e automatizada. Digo automatizada porque, se você no decorrer do trabalho modificar o texto a ponto de as figuras mudarem de páginas, você faz o seguinte:

  • Clique na lista com o botão direito do mouse;
  • Atualizar Campo;
  • Escolha uma das opções que automaticamente, todo o índice de figuras será atualizado de acordo com as mudanças feitas.

Isto também serve para o seu Sumário. Se quiser aprender como criar Sumário, leia este texto: Fazer TCC: Criando Sumário. Qualquer dúvida, clique na ajuda do MS Word 2007 e busque pela palavra Legenda, que vem um tutorial tudo bem explicadinho para você, e ou, deixa um comentário aqui, para ver se, quando eu tiver tempo, explique.

Boa sorte!

Disponibilizo nos seguintes links: FAÇA SEU TCC usando o Word 2007 e 2010

  1. Neste link no 4shared: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  2. Na pasta pública no Skydrive: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010
  3. Na minha estante do Scridb: Faça seu TCC usando o Word 2007 e 2010

capa do e-book

bigjapa
Mas fácil é entrar em contato comigo pelo email e encomendar a diagramação da sua TCC. Aproveite, ótimos preços e trabalho rápido.

A depender do preço, Japa, é melhor aprender mesmo. Eu por exemplo, cobro 1 salário minimo para arrumar um TCC, afinal de contas, estou fazendo algo para um formando que não sabe usar um editor de texto, e nos dias de hoje, essa geração de nativos digitais, já deveriam saber.

Darlen Andrade
Cara, muito obrigado.

Você escreve de forma clara e direta, sem “frescuras”.

Você não tem idéia do quando esta me ajudando… Sou Administrador de Empresas e até hoje nenhuma alma viva no meu setor sabia fazer os benditos índices.

Vivendo e aprendendo.
Você esta na minha lista de “Links preferidos”

Thamires
Olá gostaria de sa er quanto vc cobra pra fazer um tcc i se vc pode fazer isso pra mim de 50 pag pra amanha?pois estava fazendo mas tive que formatar meu pc i perdi tudo…i o resto vc poderia terminar pra mim…

Obrigada!

Léa Leal
Você salvou a minha vida

aprendi no meio de uma loucura para a entrega do meu tcc a colocar o sumário e índice de imagens…

Te agradeço muitoooooo….

valewwww

Mauricio
Muito Bom esse Tutorial me ajudou muito, rápido e facil, Parabéns… Continue assim pois compartilhar conhecimento é para poucos…

É o que penso Mauricio. O mundo hoje vive de informações e todos podemos contribuir

CuPPim
Garoto…
sensacional…
valeu pela dica.. eu estava fazendo o processo inverso…pois nessa hora a gente fica atordoada…
valeu pela dica,

Deus te abençõe.

Guga Lenger
Não tinha jeito de aprender a fazer esses malditos índices.
Seu tutorial é muito simples e bem objetivo.

Valeu, cara!!

Graziela
Bom dia!!

Te agradeço pela publicação, nossa esta explicação esta maravilhosa, fiz estes maldidos, bem rapidinho……muito obrigada…..

Um abraço…..

Grace Olsson
OLha, eu fiz o meu, mas, eu paguei para arrumar por que, tem faculdades que sao bem exigentes com as regras da ABNT. Eum, apesar de ter estudado as regras durante seis meses – o curso de Direito tem essa disciplina, pelo menos na minha época tinha – eu achei que isso nao seria razao para eu me deter nas regras, nao… Aprendi o básico, mas, nao tenho confianca em mim nessa area que requer muita paciëncia..
E atencao…
Adriana Fontes
Muito legal seu tutorial! Me ajudou a automatizar meu sumário de tabelas e figuras do tcc.
Obrigado!
Thiago Lupe
aeeewwww Me ajudou muito … estava tentando mudar no automático mas não funcionava… fiz do jeito que você ensinou e funcionou…

Obrigado =D

Magda
valeu cara!!!
estou maluca com isso, e o pior ninguém sabe fazer …e eu quero aprender a fazer sozinha.
Magda
Sou brasileira e não desisto assim tão fácil, vou conseguir … preciso agora é saber como numerar as páginas e que só apareçam depois da introdução …vc sabe?
:???:

Fransilma
Tava apanhando no Oficce 2077.. caracaaa…

Saudade do meu XP.. :( tinha pleno domínio.. pintava e bordava :))

Mas, é isso aí… tô reaprendendo

Valeu.. você foi showww

Alvimara
Se não fosse vc meu TCC tava emperrado. Vi que aprendi a administrar não a formatar kkk. Muito Obrigada!!
Fernanda
Nossa, já estava aflita, eu tenho que entregar o meu hoje.
Ufa! Ajudou pra caramba!

Parabéns, tá tudo mto bem explicado.
Obrigada

Luciano
Boa a dica. Mas fica uma dúvida. Como faço para o word não adicionar a legenda na própria figura? Quero apenas que ele gere o índice.
Desperado
Que ótima dica. Algo tão simples, mas que gera tanto desespero na gente
DAYANA SESCHINI
Fui tentar atualizar o meu, mas o índice de figuras some e aparece o sumário atualizado no lugar. Tentei excluir e gerar outro índice, mas foi dado como se eu não tivesse figuras.. to perdida! Tem jeito?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *