Excel: Obter um número de recibo único e não repetido!

Presto serviços diversos na área de tecnologia. As empresas exigem de mim, pelo menos um recibo para que eu receber a grana devida. Eu fiz uma planilha para a emissão dos referidos serviços. Para registrar os números dos recibos usei uma função do Microsoft Excel com a intenção única de NUMERAR cada recibo. Usei a função =ALEATÓRIOENTRE(n inferior; n superior) e para referência dos números use: 0 e 100.000. Estava muito bem, quando uma gerencia reclamou de um número repetido. Tive que emitir outro recibo com outro número aleatório.

Não tem auto incremento no Excel

Desde então estava procurando uma maneira de o Microsoft Excel fazer auto incremento em um número em determinada célula. No entanto, “isto não é possível”. Não de maneira fácil e simples. Existe na internet vários exemplos, por meio de VBA, por meio de macros, para aumentar um número. Este não é o meu problema, e, este texto não vai mostrar como obter um número sequencial em uma determinada célula. A ajuda do Microsoft Excel informa que o Excel não tem função ou meios disponíveis para fazer auto incremento e numeração como se exige. Se você quer isto, MIGRE sua planilha para o Microsoft Access que lá tem auto incremento.

O que satisfaz a minha necessidade é ter um número ÚNICO, mas, não em sequência. Os recibos não têm que ter uma sequência do tipo: 1,2,3,4,5.6 | 100,101,102, etc e tal. Eu necessito apenas que os recibos não repitam os seus números. Assim, depois de muita leitura de tutoriais, explicações, criações em português, inglês e outras línguas (A extensão de traduzir do Microsoft Edge é uma maravilha) … NÃO CONSEGUI uma solução. Mas, as muitas leituras me deram ideias. Dentre as muitas ideias, uma resolveu meu problema.


Observe na imagem acima o número apontado pela seta.

AS FÓRMULAS!

 

Para obter este número, não utilizei programação VBA, apenas duas funções do Excel.

Na coluna E3 digitei: =AGORA(). A função AGORA é útil quando você precisa exibir a data e a hora atuais em uma planilha.

Na Coluna E4 digitei: =TEXTO(E3;”ddmm.aaaa.hms”). A função TEXTO permite que você altere a maneira de exibir um número aplicando formatação a ele com códigos de formatação. Isso é útil quando você deseja exibir números em um formato mais legível ou deseja combinar números com texto ou símbolos.

É um número ÚNICO! Ele representa o dia 30, o mês 12, o ano 2017, os minutos 18 e o segundo 9. Pronto! Meu problema está resolvido. Tenho um número ÚNICO DE RECIBO todas as vezes que vou imprimir. Não tem como repetir. Se repetir o dia e o mês, o ano não se repetirá. Se você necessitar imprimir muitos recibos, poderá apertar F9 para atualizar os segundos, e você vai poder imprimir até 60 recibos. 1 para cada segundo! Se necessitar de mais, continue apertando F9… muda de minuto, mude de hora e você terá muitos recibos a serem impressos com números UNICOS em um dia!

Você pode usar combinações do tipo: =TEXTO(E3;”dm.aa.hms”) que apresentará o número: 3012.17.4258. O número é dividido assim, 3012.17 é o dia 30 de dezembro de 2017. Os quatro últimos números, 4258 significa que se trata dos 42 minutos e dos 58 segundos.

Vida de técnico é assim: quando existe faz, se não tem, tem que inventar, criar, incrementar, inovar, RESOLVER! Pelo menos!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *