Excel: como converter números digitados como textos em números?

Ontem fui atender uma senhora. O pedido dela foi este: “Eu recebi uma planilha que veio toda formatada como textos, inclusive as colunas que tem números. Eu preciso converter estas colunas em números para eu fazer soma, média, e outras atividades com números.”

A tabela que ela recebeu estava com esta aparência abaixo onde se pode ver que a coluna empréstimo está com números com formato americano, em que, se separam as casas decimais com ponto e não com vírgula.


As colunas Juro e Total apresentam erros por que a execução de uma função matemática não será bem sucedida por haver valores diferentes.

Parte 1:

O Help do Excel, bem como, a orientação encontrada na internet não orienta um ponto essencial e por isto, nem sempre funciona. Eis a solução que eu encontrei mesclando dicas e informações do help do Excel.

  1. Feche o Ms Excel se você está com ele aberto;
  2. Abra o Painel de Controle;
  3. Clique em Região (Windows 8); Região e Idioma (Windows 7);
  4. Clique em Configurações Adicionais;
  5. Em Símbolo Decimal troque a vírgula (,) por ponto (.);

Isto feito, o Microsoft Excel formatará os números na sua planilha com a separação de decimais como ponto, e, assim, evitará conflito de configurações.

Parte 2:

Se você fez a parte 1 corretamente, ao abrir a planilha, selecione as colunas e formate com os números que você precisa: contábil, número, porcentagem, etc.

Parte 3:

Em alguns casos, você terá que CONVERTER o texto em número. Se você fez a parte 1, e se o seu Excel estiver configurado para apontar erros, vai aparecer uma marcação na célula indicando que há erro, então, você clica no losango, e, clique em converter para número.


Só isto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *