Console de Gerenciamento Microsoft parou de funcionar

Eu sempre digo para amigos, familiares e clientes: “Quando me ligam, é por que, alguma coisa não está funcionando”. Digo até, que esta é a vida de todos os técnicos. Hoje fui chamado para resolver o seguinte problema exibido na imagem abaixo:

A situação

A situação é a seguinte: depois de o contador ter feito o download do Aplicativo da Manifestação do Destinatário, ao tentar fazer a inclusão automatizada do certificado digital do tipo A3 apresentou o erro logo após ter inserido a senha. Eu refiz tudo: a remoção do aplicativo, do JAVA, dos drivers do token. E nenhuma destas ações resolveu a questão.

Solução 1

Alguns fóruns e comentários na internet orientam a fazer o seguinte:

  • Clicar em sistema
  • Clicar em Certificado
  • Marcar a opção: Utilizar Repositório de Certificados do Windows.


Eu nem cheguei a testar esta dica, pois, o cliente exigiu que o certificado fosse inserido.

Solução 2

Então, para resolver este problema, tive que inserir o certificado manualmente, e apontei os arquivos do certificado que estão na pasta: c:\windows\system32.

Os dois arquivos são: eTPKCS11.dll e eToken.dll.


Deve-se repetir a ação. Para facilitar, você pode, na caixa, “arquivo do tipo” usar coringas, como tá na imagem: et*.*, pois assim, todos os arquivos começadas com “et” serão listados.

  • A primeira vez você insere e clicará no arquivo eTPKSC11.dll;
  • A segunda vez você insere e clica no arquivo eToken.dll;

Feito isto o software funcionou e contornou-se o erro.

Se esta informação não resolveu o seu caso, então, se trada de outro problema. Nem adianta perguntar para mim, pois, lido com os problemas empiricamente, no dia-a-dia, no quente da questão e busco uma solução, assim, certamente não poderei nem fazer hipótese do que possa estar acontecendo com seu computador, seu software, se não for este o seu problema, como relatado acima.


 

Renata
Fiquei o dia inteiro tentando e só resolvi depois de suas instruções. Muito obrigada, mesmo!
Carlos Donizetti
Nossa. Que incrível. Dois dias tentando e com sua ajuda finalmente consegui.
Obrigado mesmo!
Bruno Jocembergue
Seguindo a sua ideia consegui resolver o problema. Porém, no meu caso o certificado era em cartão e não via Token.

Dessa forma, caso o certificado A3 seja via cartão inteligente, os arquivos que devem ser buscados na pasta system32 são “aetpkssw.dll” “aetpksse.dll” e “aetpkss1.dll”

Jorge Andrade
Cara muito show a sua dica e a observação do Bruno Jocembergue que foi fundamental pra resolução do meu problema. Show demais.
Marcio Marcondes
Show amigo funcionou perfeitamente!!
Obrigado por compartilhar informação

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