Como verificar se meu processador é vulnerável às falhas Spectre e Meltdown?

Desde a virada do ano que as falhas existentes nos processadores Intel fazem parte das notícias importantes na área de tecnologia. Apenas uma das empresas que presto serviços, o proprietário solicitou de imediato as medidas cabíveis, que eu realizei ontem. As demais, se quer, solicitou uma verificação. Como eu sempre digo em um tipo de gracejo: “Eu gosto é quando quebra! ”

Figura 1: Processador Vulnerável ao Spectre

Há, já disponível várias ferramentas de verificação.

Abre aspas

Utilizando a solução da Ashampoo Specter Meltdown CPU Checker, você recebe em minutos a informação sobre seu processador sobre a situação quanto às falhas Meltdown e Specter! Com o Ashampoo Specter Meltdown CPU Checker, você pode determinar com o clique de um botão, se seus sistemas são vulneráveis.

Ashampoo Specter Meltdown CPU Checker faz isso para você e verifica os dois potenciais vetores de ataque. Se o seu sistema for afetado, o programa oferecerá mais informações sobre como proteger seu computador. Ashampoo Specter Meltdown CPU Checker não requer registro ou instalação para funcionar.

Outras dicas importantes

Instale sempre as atualizações mais recentes do Windows. Se você desativou as atualizações automáticas, reative-as nas configurações de atualização do Windows através do painel de controle. Importante: alguns programas anti-vírus impedem a instalação de atualizações do Windows. Se você tiver algum problema, talvez seja necessário desativar temporariamente ou desinstalar os programas afetados.

Atualizar seus navegadores

Especialmente a vulnerabilidade Specter pode ser explorada através de navegadores de Internet. As atualizações do navegador podem impedir isso. Os usuários de navegadores baseados em Chromium (como o Chrome, o Opera ou o Vivaldi) devem permitir o isolamento do site de acordo com o Google. Para fazer isso, digite “chrome: // flags / # enable-site-by-process” na barra de endereços do seu navegador e clique em “Habilitar”. Em seguida, reinicie seu navegador. O Mozilla Firefox inclui uma correção para tornar o uso da exploração mais difícil a partir da versão 57.

Atualizar sua BIOS

Alguns fabricantes de BIOS começaram a fornecer correções para evitar os ataques. Visite o site do fabricante da BIOS para obter detalhes.

Atualize seu driver de gráficos.

Os fabricantes de placas gráficas estão atualmente investigando se as atualizações do driver podem impedir potenciais ataques. Visite o site do fabricante da sua placa gráfica para obter detalhes.

Manusear sites (desconhecidos) e anexos de e-mail com cuidado.

Para explorar as vulnerabilidades, os atacantes devem levá-lo a executar o código do programa em seu computador. Uma abordagem comum é usar anexos de e-mail mal-intencionado ou sites comprometidos. Tenha muito cuidado ao abrir anexos ou sites desconhecidos.

Fecha Aspas

Fonte/Autoria do texto: Ashampoo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *