Como instalar o Windows 7 em máquinas que não dão boot pelo USB

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Adão Braga me diga como é você faria para instalar o Windows 7 em um computador que não tem boot pelo USB. Não só isto! A unidade de CD/DVD-ROM, você tem duas, mas, nenhuma completa a leitura da instalação? Me dá umas ideias ai!

Esta pergunta me chegou por um comentário no meio dos spans. Veio sem e-mail verdadeiro. E suspeito que o nome seja um nome fictício. Mas, darei a minha dica para esta alma necessitada de instrução.

Já me deparei com situações análogas. Uma máquina com placa mãe que não tem opção de boot pelo BIOS. Eu gravei uma mídia com o sistema operacional, no entanto, a inicialização pelo DVD não deu certo. Não sei ao certo o motivo. Suspeitei da gravação da mídia, e o pior, foi a última mídia; era sábado à tarde.

Depois de tentar vários caminhos, fiz um HD de boot. Isto mesmo. Um HD com o sistema operacional transferido para ele. Conectei-o no serial ATA 1 e inicializei por ele como se fosse num pendrive ou DVDROM. Instalei o Windows e concluir o serviço. ATENÇÃO: Não é um HD externo. É um HD comum do tipo serial ATA para ser conectado em uma SATA da placa mãe.

Se você quiser, podes fazer com um HD externo, e, se a BIOS da placa mãe aceitar o boot por HD externo tanto melhor.

O que é necessário para fazer um HD de boot?

  • Por óbvio um HD. Eu tenho um HD SATA de 80 GB para tal atividade. Você pode usar qualquer HD. Se tiver um IDE também serve;
  • Uma imagem ISO ou DVD com a instalação do Sistema Operacional.

Como fazer o HD de boot?

Eu fiz o HD de boot da mesma forma que faço um pendrive. Siga estes passos abaixo.

  • Execute como Administrador comando Diskpart e siga os comandos seguintes.
  • List disk;
  • Select disk x (IDENTIFIQUE qual é o seu HD que vai usar como boot. Se escolher o errado, perderá tudo)
  • Clean (Isto vai deletar a partição do HD, e tudo que estiver dentro se perderá. Identifique o HD correto);
  • Create partition primary (criará a partição primária no HD)
  • Select partition 1 (selecionará a partição que você criou)
  • Active (marcará a partição como ativa)
  • Format fs=ntfs quick (formatará a partição com tipo de arquivo NTFS e será rápido)
  • Assign (o sistema operacional atribuirá uma letra para sua unidade – isto é importante: observe a atribuição).
  • Veja o vídeo: Criar pendrive de boot com linhas de comandos.

Eu uso um micro software: o imdiskinst que é um excelente software para MONTAR unidades virtuais. Utilizo-o para montar as imagens ISOs que são minhas cópias reservas. E, executo os seguintes comandos para TERMINAR o HD de boot. Se você tem um DVD de instalação, insira-o na unidade.

  • Como uso o Windows 8.1 abro o Windows Explorer e clico na pasta Boot.
  • Então, executo o prompt de comando como Administrador;
  • Na pasta Boot da imagem, executo o comando: bootsect /nt60 unidade. Por exemplo, se a unidade recebeu a letra G, (releia do item 1, a lera h para relembrar) digitará: bootsect /nt60 g: Se fez corretamente, vai aparecer uma mensagem de sucesso.
  • Agora é só copiar todos os arquivos para o HD de boot.
  • Inicialize o computador e escolha que o Boot será dado por este HD, e, a instalação do Windows começará.

Em dois casos recentes em que usei este HD de boot, ocorreu um problema com a unidade de inicialização. E, aconteceu que, depois que eu tirei o HD de Boot, ao inicializar o computador, o computador não funcionava mais. O computador exigia o HD de boot conectado para funcionar.

Para este problema, utilizei o BCDEasy e mudei a letra de boot que estava apontada para a letra G:\. Bastou mudar para C:\ e funcionou sem o HD de boot.

OBSERVAÇÃO:

A informação do texto é só isto. Não adianta perguntar ou pedir outro tipo de dica ou informação que não seja sobre o tema escrito acima. Não me pergunte: “O meu notebook não dá boot, o que é que eu faço?”, “como é que eu faço para fazer isto e aquilo se não funcionar?”. O texto é simples e claro na proposta que é: dar uma dica de como eu faço no meu dia-a-dia quando tenho esta necessidade. São informações suficientes para alguém que trabalha como técnico de informática se orientar e seguir o exemplo proposto.

Só isto! Boa sorte autor desconhecido.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *