Bloatware: eu detesto e removo todos

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Não é a primeira vez que reclamo da prática odienta das fabricantes e distribuidoras de computadores, sejam eles do tipo desktop, notebooks, tablets, celulares, etc, que é, a instalação de vários softwares que a maioria dos compradores do produto, não deseja, não solicita, mas, vem instalados nos equipamentos.

Eu não sabia que havia tal nome para esta prática. Segundo texto publicado no Baboo, eis a definição de Bloatware:

Bloatware é o nome dado a um conjunto de softwares indesejados. Normalmente são softwares pré-instalados da fabricante do computador ou de outras empresas com a qual possui parceria. Parcerias como essas são usadas para aumentar a margem de lucro na venda de cada computador. Com o lançamento do Windows 8, Bloatwares também têm vindo em forma de apps da Windows Store, como serviços de armazenamento em nuvem ou programas de edição de imagens.

Alguns computadores podem incluir o Dropbox pré-instalado, enquanto outros podem conter software com graves falhas de segurança. Um dos casos mais recentes foi do Superfish no começo de 2015, um aplicativo que vinha instalado nos PCs da Lenovo e injetava anúncios em site de buscas. A empresa na época pediu desculpas e ofereceu uma ferramenta para removê-lo do computador. No mesmo ano lançou uma outra ferramenta que prevenia uma instalação limpa do Windows.

A imagem abaixo é de um notebook Sony Vaio.


Observe a quantidade de programas que estão instalados. O proprietário me chama e pergunta: quem foi que instalou e para é que serve este monte de programas no meu notebook?

Eu não deixo um! Removo todos. Na maioria dos casos, e a maioria dos programas que vem instalados, os proprietários nem sabe para que servem, não os utilizam. Há casos em que, eles fazem download de programas por desconhecer a existência de software similar já instalado; noutros casos, há programas que vem pré-instalado, e é apenas uma demonstração, um trial, um shareware.

Vá em Painel de Controle, Programas e Recursos e DESINSTALE-OS. O pior! É que ao usar a opção de Recovery, todos eles voltam a ser reinstalado junto com o sistema, ou seja, ao limpar o seu equipamento, o sistema já volta “sujo” com os tais bloatwares.

Lamentável coisa!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather
Chiquinho
Realmente isso é uma bos-ta mesmo, o pior, a grande maioria das lojas dizem que se remover algum desses inúteis softwares de fábrica, o equipamento perde a garantia caso venha acontecer algum outro problema com o computador (exemplo, algum defeito de fabricação de alguma peça do PC).

As lojas daí não trocam porque o “computador” foi alterado, computador entre aspas, porque na verdade só mexeríamos no sistema operacional para tirar os lixos de fábrica.

Adão Braga
Chiquinho.

A Microsoft prometeu disponibilizar um software que removerá tais software e limpar por completo o sistema;
Eu faço por minha conta e para a satisfação dos clientes; deixo o S.O sem nada disso. Se o cliente quiser, desejar, que peça ou faça o download dos softwares que tem mais afinidade.

E, eles não tem direitos garantidos em lei, que, a ausência de algum software viole a garantia de hardware. É o que respondo e chamo “para o pau”.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *