As prioridades governamentais

Tenho vários links e contatos para estar o máximo possível informado sobre tudo. Afinal, uma coisa que gosto de ser é PEDANTE, mas, daquele tipo de PEDANTE que gosta de ser.

Hoje, logo nas primeira horas li a seguinte chamada: Convênio assegura recursos para ações de revitalização do Velho Chico. Eu exclamei: Isto é bom para a nossa região, deixa eu ir ler e ver do que se trata. Que decepção! A matéria diz que foi liberado uma esmola para uma ação que exige recursos faraônicos. O título do texto é a parte mais interessante. Chama mesmo a atenção!

Para um governo que diz que emprestou 10 BILHÕES de dólares ao FMI, este governo que sustenta a classe miserável, pobre e aproveitadores deste país com os mais diferentes tipos de bolsa, este governo que envia 15 milhões ao Haiti, é o mesmo governo que é incapaz de cuidar de forma eficaz do nosso país, é o mesmo governo que chegou ao poder, e nada deixa como sendo ele o idealizador do projeto, implantador do projeto e mantenedor do projeto.

A liberação de “R$ 1,5 milhão objetivando a ampliação das ações de revitalização da Bacia do Rio São Francisco, por meio do uso sustentável de seus recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas.” é uma vergonhosa ação em prol do meio ambiente e da situação.

Nós moramos na parte de baixo do Velho Chico, e aqui, chega os dejetos das regiões acima de nós. Quando se lê que é uma “ampliação das ações de revitalização”, pode-se pensar que tais recursos irão ser aplicados em projetos de REVITALIZAÇÃO, mas não! O que está no texto, em minha opinião, já deveria ter sido realizado antes. Antes mesmo de iniciarem as obras do BAIXIO DE IRECÊ, e que só agora estão tomando as providencias que são:

  1. Estruturação de um banco de dados reunindo informações colhidas por todos os órgãos parceiros nos 115 municípios baianos banhados pela bacia;
  2. Aquisição de equipamentos estratégicos para a profissionalização do trabalho;
  3. Realização de três operações de FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) para monitoramento de áreas já visitadas, constando das etapas de reuniões preparatórias de planejamento,
  4. Atividades de campo, audiência pública com apresentação dos resultados
  5. Adoção de medidas administrativas por cada órgão parceiro e encaminhamentos pelo Ministério Público baseados nos relatórios de fiscalização para responsabilização civil e criminal.
  6. Produção de folders, banners, cartazes e faixas, além de spots de rádio, para divulgação do trabalho;
  7. Elaboração de pareceres técnicos acerca dos danos e conflitos detectados nas três FPIs,
  8. Avaliação do passivo ambiental e indicação para reparação ou compensação dos danos socioambientais;
  9. Publicação de um livro contendo um diagnóstico da situação da bacia na Bahia.

A promotora ainda está otimista e pensa que conseguirá realizar a tarefa a contento. Li o texto e fico imaginando como é que fica a moral de um grupo ao obter estes recursos, sendo ele “Fruto de um esforço coletivo”.

Como é que posso acreditar que “este convênio vai permitir um salto de qualidade nas ações das FPIs, com registro dos danos ambientais ocorridos” ? Como é que vão conseguir? Farão milagres?

Este recurso liberado mau vai dar para a estruturação do banco de dados. Afinal, reunir as informações colhidas por todos os órgãos parceiros nos 115 municípios baianos banhados pela bacia, não é algo que farão sem pessoas e equipamentos, e muito menos farão numa semana.

E, sim, este governo é muito mais pedante do que eu!

Cejunior
O pior é que a gente só fica ouvindo falar de um bilhão de reais aqui, outro bilhão de reais acolá e resultado que é bom… necas!
Angélica
Absurdo né. Isso é o mínimo que deviam fazer – e ainda se vangloriam como se isso fosse um feito histórico…
Argh.

Obrigada pelo comentário no Morando Sozinho e espero que o Hospital Regional daí seja melhor que o daqui :)
E, claro, que não precisemos ir lá tão cedo hahaha
Beijos!
;*

Ângela Coelho
Pois é Adão! Concordamos com tudo. Absurdo esta demagogia dos nossos Governantes. Eu ficaria muito feliz se o Lula olhasse para os compatriotas dele.
Beijos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *