Anúncios relevantes: O Windows 10 se revela como sendo um adware?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Recebi a notificação de privacidade do Windows 10. Li as opções e vi a seguinte informação da imagem abaixo destacado com marcação em vermelho:


Adware: definição.

Em outras palavras, o Windows 10, tem um comportamento de Adware. Por definição, um adware “é qualquer programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário. As funções do adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software gratuito. Nesse caso, a instalação é opcional e suas implicações estão previstas no contrato de licença exibido durante a instalação.” – Wikipédia: Adware. 

O Windows gera um ID de publicidade exclusivo para cada utilizador num dispositivo que os programadores da aplicação e redes de publicidade podem utilizar para fornecer publicidade mais relevante nas aplicações. Quando o ID de publicidade é ativado, as aplicações podem aceder e utilizá-lo tal como os sites podem aceder e utilizar um identificador exclusivo armazenado num cookie. Assim, os programadores de aplicações (e as redes de publicidade que estes utilizam) podem utilizar o seu ID de publicidade para fornecer publicidade mais relevante e outras experiências personalizadas nas suas aplicações.

Nota do Windows 10 sobre os ANÚNCIOS RELEVANTES:

 

Ao desativar o ID de publicidade não reduzirá o número de anúncios que vê, mas poderá obter anúncios menos interessantes e relevantes para si. Se voltar a ativar esta funcionalidade, o ID de publicidade será reposto.

 

Pelo que se pode interpretar da nota é uma informação inibidora. Se você desativar a coisa, pode ser pior! Ou você aceita os anúncios e permite a “nós controlamos os anúncios de acordo com o que vamos analisando de como você usa os dispositivos e os aplicativos” OU ENTÃO, você desativa e receberá anúncios “menos interessantes e relevantes para si”. A verdade é que, não há como ficar sem receber anúncios relevantes, mesmo desatiando-os.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *