A contaminação do WannaCry de empresas em Irecê

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Alguns administradores de empresas, ou pessoas ligadas a certas empresas me impressionam de forma positiva e negativa ao mesmo tempo!

Uma empresa em que presto serviços tem em seu parque tecnológico cerca de 45 computadores, quatro redes interligadas, dois servidores DELL PowerEdge. A gerente geral da empresa me pediu para fazer verificações nos servidores, com o intuito de ver se os mesmos não seriam atacados com o Ramsonware WannaCry. Louvável a ação da gerente: agir e corrigir antes de ocorrer algo pior.

– O servidor com Windows Server 2012 está devidamente atualizado, com antivírus instalado e atualizado, porém, o firewall se for ativado, o software da empresa para de funcionar em toda a rede. A empresa responsável pelo software, até o final desta quinta-feira, 18/05/2017 não enviou solução para a correta ativação e configuração das portas para o firewall ser ativado.

– O servidor com Windows Server 2008 não estava com as atualizações ativas, e, assim, foram feitas 148 atualizações ao Windows 2008 Server. O antivírus foi atualizado. As atualizações foram automatizadas.

– O backup do sistema da empresa foi agendado para ser efetuado todos os dias às 22:hs e deverá ser realizado mesmo se nenhum usuário estiver conectado e online.

– Um comando de lote do tipo CMD e BAT foi criado e agendado para ser executado todos os dias às 23:hs. Este comando faz uma cópia do arquivo de backup a unidade externa.

Tudo isto foi feito! Mas, se a chamada, tinha como preocupação a contaminação do Ramsonware WannaCry, outra ação necessária foi relegada e descartada. Eu disse à gerente: – Há computadores vulneráveis na rede! Tenho que visitar todos as estações e fazer a mesma verificação de segurança em cada uma delas!

Foi quando a administração agiu de forma destrambelhada e incoerente, pois, tal decisão põe em risco os serviços feitos nos servidores e disse-me:

– Não precisa não! Basta proteger os servidores.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *